<b>Alterações nas frações do carbono em um neossolo quartzarênico submetido a diferentes sistemas de uso do solo Edicarlos Damacena de Souza</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i3.938
Resumo
O conhecimento das frações do carbono orgânico do solo pode contribuir para inferir sobre o melhor manejo utilizado nos solos. Neste estudo, objetivou-se avaliar o efeito de diferentes usos do solo nos compartimentos do carbono no solo como o carbono orgânico total, carbono da fração leve e pesada, carbono da biomassa e respiração microbiana do solo em um Neossolo Quartzarênico sob cerrado. O carbono orgânico total não foi influenciado pelo manejo do solo. Já o carbono da fração leve, carbono da biomassa microbiana e atividade microbiana foram diferentes entre os usos do solo. O carbono da fração pesada mostrou-se muito estável no solo em todas as áreas avaliadas. O carbono da fração leve e o carbono da biomassa microbiana podem ser utilizados como indicadores de qualidade do solo em curto prazo. A área, sob cerrado nativo, apresentou os maiores teores de carbono da fração leve e, consequentemente, maior atividade microbiana.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.