<b>Multiplicação <em>in vitro</em> de porta-enxerto de videira em variações do meio MS</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i3.954
Resumo
A micropropagação da videira pode gerar plantas livres de vírus e em curto espaço de tempo. Com o objetivo de aprimorar técnicas de propagação in vitro, testaram-se concentrações de meio de cultura MS e de sacarose. Gemas axilares com 2,0 cm, de plântulas preestabelecidas in vitro do porta-enxerto de videira 043-43, foram excisadas em condições assépticas e introduzidas em tubos de ensaio com cinco concentrações de MS (0, 50, 100, 150 e 200%) e cinco diferentes concentrações de sacarose (0, 15, 30, 45 e 60 g L-1), em todas as combinações possíveis. O pH foi ajustado para 5,8 antes da adição de 6,0 g L-1 de ágar e da autoclavagem a 121ºC e 1 atm por 20 minutos. Após a inoculação, os explantes foram mantidos por 60 dias, em sala de crescimento com temperatura de 25 ± 1ºC, irradiância de 32 μmol.m–2.s–1 e fotoperíodo de 16 horas diárias. O delineamento experimental foi inteiramente casualisado, em esquema fatorial (5x5), utilizando-se de quatro repetições com 12 plântulas por tratamento. Foram avaliados os números de folhas, número de raízes por planta, comprimento da parte aérea e peso da biomassa. Há influência da concentração do meio MS e da sacarose sobre o crescimento e desenvolvimento, tanto da parte aérea quanto do sistema radicular do porta-enxerto de videira 043-43. Para a micropropagação do porta-enxerto de videira, melhores resultados são obtidos com o uso do meio MS até na sua concentração original, suplementado com 15-30 g L-1 de sacarose.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.