<b>Caracterização de isolados de <em>Xanthomonas axonopodis</em> pv. <em>manihotis</em></b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i3.965
Resumo
A bacteriose (Xanthomonas axonopodis pv. manihotis) é a doença de maior importância econômica na cultura da mandioca. Para estudar a variabilidade genética desta bactéria no Oeste do Paraná, foram realizados levantamentos em Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Missal, Nova Santa Rosa e Pato Bragado. Os isolados foram caracterizados em relação à atividade de amilase, α e β-esterase e agressividade. Dos 61 materiais vegetais coletados, obtiveram-se 19 isolados da bactéria, com maior incidência para variedades de mesa em relação àqueles para indústria. Manivas provenientes de Pato Bragado, Entre Rios do Oeste e Mercedes apresentaram incidências de 10, 27 e 10%, respectivamente, valores inferiores aos de Marechal Cândido Rondon (50%) e Nova Santa Rosa (58%). Os isolados foram agrupados em cinco, seis e 12 grupos em relação à capacidade amilolítica, agressividade e isoenzimas de esterase, respectivamente. Não houve relação entre atividade de amilase e agressividade. Isolados de Marechal Cândido Rondon foram mais agressivos que os provenientes das outras regiões. O agrupamento com base em esterase permitiu verificar que isolados provenientes de Entre Rios do Oeste, Nova Santa Rosa e Mercedes apresentaram alto grau de similaridade. Estes resultados indicam haver diferenciação entre os isolados da bactéria presentes nos municípios amostrados.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.







































