<b>Alelopatia de cultivos de cobertura vegetal sobre plantas infestantes</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i3.973
Resumo
O presente trabalho avaliou o potencial alelopático de cultivos de cobertura vegetal de trigo, aveia preta, milheto, nabo forrageiro e colza sobre o desenvolvimento de plantas infestantes e verificou qual das coberturas vegetais exerce maior controle sobre as mesmas. Os cultivos de cobertura vegetal foram implantados sob preparo convencional (uma aração e uma gradagem) no Núcleo Experimental de Engenharia Agrícola (NEEA), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Estado do Paraná. Mensalmente, realizou-se o acompanhamento e identificação das plantas infestantes emersas nas áreas de cobertura vegetal no período de agosto de 2000 a agosto de 2001. Os resultados obtidos permitiram concluir que das espécies encontradas, o capim marmelada foi o que apresentou maior potencial alelopático e a erva-de-santa-maria o menor. As coberturas vegetais que apresentaram melhor controle do total de plantas infestantes presentes na área experimental, incluindo àquelas com reconhecido potencial alelopático, foram aveia preta, colza, nabo forrageiro e milheto.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.