<b>Efeitos da temperatura na germinação de sementes em culturas de feijões comuns (<em>Phaseolus vulgaris</em> L.)</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i2.976
Resumo
A temperatura é um fator ambiental importante, afetando a germinação de sementes, o estabelecimento e o desenvolvimento de culturas. O objetivo deste trabalho foi avaliar as temperaturas de tolerância durante germinação em vários cultivares de feijão e determinar o valor de parâmetros térmicos para a germinação de cultivares. Sementes foram submetidas a temperaturas variando de 8°C a 45°C, em bloco termo-gradiente até a protrusão da raiz primária. Temperaturas altas (40°C ou mais) inibem fortemente a germinação dos cultivares. 'IAPAR-57, 'Guarumbé' e 'Iratim' parecem ser mais sensíveis à temperatura alta que outros. 'IAC Carioca 80SH ' PP e 'IAPAR-57' foram menos tolerantes a baixas temperaturas. O modelo termal de tempo poderia descrever relativamente bem o curso da germinação em isotermas dos cultivares que diferiram na quantia de graus-dia para germinar. 'IAC Carioca-Akytã' precisa de menos graus-dia-1 para alcançar a germinação que outros, O cultivar' Campeão-1 requer mais graus-dia-1.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.