<b>Espaçamento entre plantas e número de racimos para tomateiro em ambiente protegido</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i3.956
Resumo
O experimento foi conduzido em ambiente protegido, de outubro de 2001 a março de 2002, na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNESP, Campus de Ilha Solteira. Avaliou-se a produção do híbrido de tomate “Duradoro” em quatro espaçamentos entre plantas (30; 40; 50 e 60 cm) e três números de racimos por planta (3; 4 e 5). Adotou-se o delineamento de blocos casualizados, em parcelas subdivididas, com quatro repetições. Os resultados evidenciaram que a altura de plantas aos 30 e 50 dias, após o transplantio (DAT) não foi influenciada pelo espaçamento entre plantas. Aos 70 DAT, observou-se aumento linear da altura de plantas com a redução do espaçamento. A produção e o número de frutos por planta bem como a produção total e produção de frutos de tamanho médio por área cresceram-se diretamente com o aumento no número de racimos. A redução no espaçamento proporcionou aumentos na produção total de frutos, além de aumentar também a produção de frutos graúdos e médios.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.