<b>Compactação da cromatina e morfometria da cabeça de espermatozoides na produção de embriões <em>in vitro</em> utilizando touros zebuínos</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v30i4.1002
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a relação entre a morfometria da cabeça do espermatozoide e a compactação da cromatina com as taxas de clivagem e formação de blastocisto em programas de produção de embriões in vitro (PIV). Neste estudo foram utilizados dados de 38 rotinas de PIVs com sêmen de touros zebuínos com espermograma de rotina normal, realizadas em dois diferentes laboratórios de Uberaba, Minas Gerais, Brasil. Para avaliar a morfometria e compactação da cromatina, foram usados esfregaços de sêmen corados com azul de toluidina e avaliados por análise de imagem computacional. A cromatina foi avaliada quanto à intensidade de compactação e homogeneidade. Os resultados permitem concluir que pequenas variações na morfometria da cabeça e na compactação da cromatina espermática pouco influenciam a clivagem e o número de blastocistos morfologicamente normais na PIV.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.