<b>Fitase líquida em dieta extrusada para juvenis de tilápia do Nilo (<em>Oreochromis niloticus</em>)</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v29i4.1016
Resumo
Este trabalho foi realizado para avaliar a utilização de fitase líquida sobre o desempenho de juvenis de tilápia do Nilo. Foram utilizados 176 peixes com peso inicial de 45,84 ± 3,31 g, alimentados com dietas sem e com 250; 500 e 1.000 unidades de fitase (UF) kg-1 da dieta, durante 62 dias. Foi utilizada dieta-controle com 3012 kcal de energia kg-1, 29% de proteína bruta e 0,23% de fósforo disponível. Os peixes foram distribuídos em delineamento de blocos ao acaso, com quatro tratamentos e quatro repetições. Não foi observado efeito dos níveis de inclusão de fitase sobre o consumo, índice hepatossomático, gordura visceral, sobrevivência, retenção de cálcio nos ossos e teores de umidade, proteína bruta e cinzas na carcaça. Foi observado efeito linear crescente dos níveis de fitase sobre a retenção de fósforo e sobre os coeficientes de digestibilidade aparente da proteína bruta e do fósforo das dietas. Foi observado efeito quadrático dos níveis de suplementação de fitase sobre o ganho de peso, conversão alimentar, taxa de eficiência protéica, rendimento de carcaça e gordura na carcaça, em que foram estimados os valores de 350; 500; 500; 516 e 647 UF kg-1 de dieta para melhor valor destas variáveis, respectivamente. Conclui-se que a utilização 500 UF kg-1 é adequada em dietas para juvenis de tilápia do Nilo.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.