<b>Processamento da carne do pacu (<em>Piaractus mesopotamicus</em>) cultivado em tanques-rede no reservatório de Itaipu</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v29i4.1018
Resumo
O trabalho objetivou avaliar as características morfométricas, bromatológicas e o rendimento de cortes da carne do pacu (Piaractus mesopotamicus), cultivados em tanques-rede. Utilizaram-se 45 animais, distribuídos em três tratamentos e 15 repetições cada uma. Os tratamentos constituíram-se de animais alimentados com ração extrusada comercial (REC), resíduos de vegetal cozido (RPV) e resíduos cozidos de produção pesqueira (RPP). Realizaram-se as medidas individuais dos animais de comprimento-padrão (CP), comprimento total (CT), comprimento da cabeça (CC), altura da cabeça (AC), largura do tronco (LT), comprimento do tronco (CTR), altura do tronco (AT) e, a partir delas, avaliaram-se as relações morfométricas de CC/CP, CC/AC, CP/CT, LT/CTR, LT/AT e AT/CTR. Avaliaram-se os rendimentos: carcaça (RCARC), tronco limpo (TL), musculatura dorsal (MD), filé (FL), costelas (COST), nadadeiras (NAD), gordura visceral (GVISC), pele com escamas (PELE), e os teores de umidade (UM), matéria mineral (MM), proteína bruta (PB) e extrato etéreo (EE) dos diferentes cortes. Observaram-se maiores resultados (p < 0,05) de CC/AC e MD para REC, e de COST e GVIS para RPV. Os cortes FL, MD e COST apresentaram maiores (p < 0,05) teores de EE e menores teores de UM para o tratamento RPV, e o corte COST apresentou menores (p < 0,05) teores de PB para o mesmo tratamento.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





























