<b>Produto à base de própolis (LLOS) na dieta de bovinos inteiros confinados: comportamento animal e respostas sanguíneas</b> - doi: 10.4025/actascianimsci.v33i1.10671
Resumo
Avaliou-se o comportamento, as respostas sanguíneas de animais confinados recebendo dieta com produto à base de própolis (LLOS). Os tratamentos foram: controle (CON) e dois produtos à base de própolis (LLOSC1) e (LLOSC1+). Mediram-se os comportamentos: comendo (COM), bebendo água (BEB), andando (AND), ruminando em pé (RUEMP), ruminando deitado (RUDET), em pé (EMP) e deitado (DET). Maior tempo em COM, BEB, AND, RUEMP e EMP ocorreu de manhã (MA) e à tarde (TA), e em RUDET e DET à noite (NO) e madrugada (MD). Animais no Lado 1 do confinamento permaneceram mais tempo andando na MA e à NO, sem diferenças para MD, e mais tempo EMP para os do Lado 1 na MA, T e MD, e igual à NO. Cortisol, Glicose e Ureia não foram influenciados pelos tratamentos. Não houve efeito dos tratamentos para hemoglobina, hematócrito, VCM, HCM e CHCM, IgG, e o teor de eritrócito foi maior para LLOSC1 e LLOSC1+. Animais recebendo LLOSC1+ apresentaram maiores valores de Leucócitos, Segmentados, Linfócitos e Monócitos, que os CON. Inclusão de dieta à base de própolis não influenciou os parâmetros bioquímicos, eritrocitário e imunológico, mas aumentou as células leucocitárias. A orientação do confinamento mostrou ser importante no comportamento dos animais.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.