<b>Desempenho de leitões na fase de creche alimentados com rações contendo proteína concentrada de soja</b> - doi: 10.4025/actascianimsci.v34i2.11223

  • Emanuela Lima de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria do Carmo Mohaupt Marques Ludke Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Jorge Vitor Ludke Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Suínos e Aves
  • Marisa Teresinha Bertol Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Suínos e Aves
  • Antônio Lourenço Guidoni Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Suínos e Aves
  • Gizelli Salvagni Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: alimento proteico, análise econômica, ganho de peso, nutrição, suinocultura

Resumo

O experimento foi desenvolvido com os objetivos de avaliar os efeitos da proteína concentrada de soja nas dietas de leitões no desempenho e viabilidade econômica durante a fase de creche. Foram avaliados os seguintes tratamentos em dietas pré-inicial (25 a 37 dias de idade), inicial I (37 a 50 dias de idade) e inicial II (50 a 64 dias de idade): FS a base de milho e farelo de soja Hypro; PCS-60% proteína concentrada de soja; PCSH-2h com PCS hidrolisada com enzima protease por um período de 2 horas; PCSH-8h com PCS hidrolisada com enzima protease por um período de 8 horas. No período entre 25-50 dias foi observada diferença significativa para a receita diária (p = 5,1%) e para a margem bruta (p = 2,1%). Os tratamentos PCS-60%, PCSH-2h e PCSH-8h apresentaram os menores valores para receita diária e margem bruta, porém, em ambos os casos, o tratamento PCS-60% não diferiu do FS. A inclusão da PCS-60%, PCSH-2h e PCSH-8h em dietas para leitões na fase de creche não influenciou (p > 0,05) o desempenho dos animais e a viabilidade econômica. As três PCS podem ser consideradas como opção de ingredientes proteicos viáveis no ponto de vista de desempenho em dietas para leitões na fase de creche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuela Lima de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Aluna de Mestrado da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Zootecnia, Avenida 10 Dom Manoel de Medeiros S/N, Dois Irmãos, CEP 52171-900 Recife – PE.
Maria do Carmo Mohaupt Marques Ludke, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Zootecnia, Avenida 10 Dom Manoel de Medeiros S/N, Dois Irmãos, CEP 52171-900 Recife – PE.
Jorge Vitor Ludke, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Suínos e Aves
Pesquisador da EMBRAPA – Suínos e Aves – Concórdia – SC.
Marisa Teresinha Bertol, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Suínos e Aves
Pesquisador da EMBRAPA – Suínos e Aves – Concórdia – SC.
Antônio Lourenço Guidoni, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Suínos e Aves
Pesquisador da EMBRAPA – Suínos e Aves – Concórdia – SC.
Gizelli Salvagni, Universidade do Estado de Santa Catarina
Aluna de Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina, Departamento de Zootecnia, Rua Benjamin Constant, 164 D, Chapecó – SC.
Publicado
2011-10-31
Como Citar
Oliveira, E. L. de, Ludke, M. do C. M. M., Ludke, J. V., Bertol, M. T., Guidoni, A. L., & Salvagni, G. (2011). <b>Desempenho de leitões na fase de creche alimentados com rações contendo proteína concentrada de soja</b&gt; - doi: 10.4025/actascianimsci.v34i2.11223. Acta Scientiarum. Animal Sciences, 34(2), 131-136. https://doi.org/10.4025/actascianimsci.v34i2.11223
Seção
Nutrição de Não-Ruminantes

0.9
2019CiteScore
 
 
29th percentile
Powered by  Scopus