<b>Índices reprodutivos do rebanho Nelore da fazenda Nhumirim, Pantanal da Nhecolândia</b> - 10.4025/actascianimsci.v34i1.12267
Resumo
Avaliaram-se taxas de prenhez de vacas da raça Nelore das categorias nulíparas, primíparas e multíparas, a partir de dados de quatro estações de inseminações de uma fazenda com sistema extensivo de cria, com pastagens nativas típicas do Pantanal. As probabilidades de ocorrência de prenhez foram calculadas por meio de um modelo que incluiu os efeitos de peso final, escore de condição corporal inicial, escore de condição corporal final e ganho médio diário. As taxas de prenhez foram analisadas pelo teste de qui-quadrado e as análises estatísticas foram realizadas por meio de modelos lineares generalizados, empregando-se a função de distribuição binomial e a função de regressão logística. As taxas de prenhez foram 35,29; 40,98; 74,14 e 52% para as estações de inseminações de 2005/2006, de 2006/2007, de 2007/2008 e de 2008/2009, respectivamente. As categorias nulíparas, primíparas e multíparas, apresentaram as médias das taxas de prenhez de 84, 43 e 47%, respectivamente. Os efeitos de peso final, escore de condição corporal inicial, escore de condição corporal final e ganho médio diário foram significativos. As probabilidades de prenhez são elevadas com maior peso ao final (exceto para as nulíparas), com maior escore inicial e final e com maior ganho médio diário.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.