<b>Análise térmica de abrigos individuais móveis e sombrite para bezerros</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v27i1.1261
Resumo
Este trabalho teve o objetivo de avaliar e analisar o ambiente térmico no interior de diferentes tipos de abrigos individuais para bezerros em períodos de primavera/verão e outono/inverno. Os tratamentos constituíram: globo negro exposto direto ao sol (T1); estrutura coberta por sombrite (T2); abrigo individual, aberto nas laterais (T3); abrigo individual, fechado em três laterais (T4). Para avaliar o microambiente dos tratamentos estimou-se o Índice de Temperatura do Globo e Umidade (ITGU) e a Carga Térmica de Radiação (CTR). Os valores médios encontrados de ITGU foram de 91,97, 87,44, 84,03 e 84,54 para primavera/verão e de 78,46, 74,92, 72,49 e 72,40 para outono/inverno, para os tratamentos de T1 à T4, respectivamente. Não houve diferença significativa entre os tratamentos T3 e T4. Visando economia, pode-se recomendar o uso do sombrite no período de outono/inverno, e para o período de primavera/verão o mais adequado seria o bezerreiro aberto lateralmenteDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





























