<b>Características químicas e produtivas da gramínea coastcross (<em>Cynodon Dactylon</em> (L.) Pers) pastejada por novilhos no verão</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v26i4.1727
Resumo
Foram utilizados quatro piquetes com área de 1 ha cada, sendo pastejados por 32 novilhos mestiços suplementados ou não, com peso inicial médio de 345 kg. As coletas de forragem foram realizadas a cada 28 dias. As estimativas de produção e análises químicas foram efetuadas para os componentes estruturais lâmina verde (LV), bainha + colmo verde (BCV) e material morto (MM). Foram observadas variações na participação dos componentes estruturais LV, BCV e MM e nos teores de PB e FDN. Correlações negativas foram encontradas entre a massa de forragem e a PB e DIVMS. O fracionamento da proteína bruta apresentou para LV a fração B3 como mais usada, para a BCV e MM a fração A e B2 foram superiores (p<0,05). Para o fracionamento dos carboidratos, os maiores valores foram para fração B2, ocorrendo maior fração A+B1 na LV, fração B2 na BCV e MM e fração C no MM (p<0,05).Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.