<b>Desenvolvimento alométrico do trato gastrintestinal de bezerros da raça holandesa alimentados com diferentes dietas líquidas durante o aleitamento</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v26i4.1729
Resumo
Neste trabalho, foram utilizados 12 bezerros da raça Holandesa distribuídos em três tratamentos, em delineamento inteiramente casualisado com quatro repetições. Os tratamentos leite integral e dois tipos de sucedâneos comerciais Lactal® e Destetor®, avaliaram o desenvolvimento alométrico do sistema digestório, altura da papila do rúmen e do retículo, e altura e comprimento das cristas do omaso. O aleitamento dos animais transcorreu por um período de 60 dias, e, ao serem abatidos, todos os órgãos do trato digestório foram pesados e comparados, com destaque para o estômago (rúmen, retículo, omaso e abomaso). Não foram observadas diferenças (p>0,05) nas proporções dos diferentes compartimentos do estômago dos bezerros submetidos aos tratamentos. No entanto, verificou-se diferença (p<0,05) na altura das papilas do rúmen e no comprimento da crista do omaso. Os sucedâneos proporcionaram bom desempenho nos animais, constituindo-se como fontes alternativas de alimentação durante o aleitamento.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.