<b>Criação e domesticação de fêmeas de <em>Brycon siebenthalae</em> destinadas a reprodução</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v26i2.1860
Resumo
Brycon siebenthalae (yamú) (Characidae) tem uma natureza indomável, apresentando respostas ao estresse intensas e duradouras. Três grupos de fêmeas foram tratados com hormônios gonadotróficos para induzir a maturação final e desova, buscando avaliar o efeito da manipulação das fêmeas durante o período de maturação gonadal. O primeiro e segundo grupo eram formados por peixes de quatro anos de idade criados em viveiros de terra. As fêmeas do primeiro grupo foram submetidas ao manejo mensal de “domesticação” a partir do sexto mês de idade. O segundo grupo foi submetido a esse manejo com freqüência anual. O terceiro grupo de fêmeas foi capturado do ambiente natural. As fêmeas submetidas ao manejo mensal apresentaram melhores resultados referente a resposta ao tratamento hormonal, a fecundiade relativa e a sobrevivência após o manejo da reprodução. Os distintos procedimentos de manejo das fêmeas durante a maturação gonadal não afetaram (p>0,05) a taxa de fertilização e a sobrevivência dos ovos e larvas provenientes dos diferentes grupos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.