<b>Valor nutritivo da massa de forragem ofertada em uma pastagem de capim-Marandu (<em>Urochloa brizantha</em> (Hochst. ex A. Rich.) Webster var Marandu) sob pastejo no inverno</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v26i2.1879
Resumo
Avaliou-se a estimativa da qualidade da massa de forragem ofertada em um pasto de capim-Marandu (Urochloa brizantha Hochst. ex A. Rich. Webster). As características da forragem avaliada foram: composição química, digestibilidade in vitro da matéria orgânica (DIVMO) e degradabilidade efetiva e potencial para matéria seca (MS), proteína bruta (PB) e fibra em detergente neutro (FDN). Foram avaliados valores de NDT da forragem para folha verde e colmo. Verificou-se na forragem baixo teor de PB (5,34%) e alto teor de FDN (74,95%). Não houve variação na DIVMO e NDT durante o período do experimento e os valores médios foram 48,69% e 53,52%, respectivamente. O valor médio para a relação NDT:PB evidencia a necessidade de suplementação protéica e energética dos animais no período de seca.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.