<b>Efeitos da suplementação com grãos de girassol sobre o perfil dos ácidos graxos e composição do leite de vacas da raça holandesa</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v26i1.1972
Resumo
Dois grupos de animais (dieta base e dieta base acrescida girassol) foram avaliados em três fases da lactação (0 a 60; 61 a 90 e 91 a 120 dias de lactação). Na fase I, o tratamento sem girassol obteve maior concentração dos ácidos graxos cáprico, láurico, palmítico e araquídico, sendo a concentração do esteárico reduzida. Nas fases I e II houve redução da concentração dos ácidos graxos saturados no tratamento com girassol. Na fase III houve redução dos ácidos graxos láurico, mirístico e pentadecílico no tratamento com girassol. Verificou-se que a adição de girassol à dieta das vacas alterou o perfil dos ácidos graxos da gordura do leite. Os nutrientes do leite não foram alterados pela adição dos grãos de girassol na dieta, exceto no caso da proteína que houve uma diminuição na concentração de 3,6% na fase I, 3,4% na fase II e 6,7% na fase III.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.