<b>Variação da alimentação natural de <em>Serrasalmus spilopleura</em> Kner, 1860 (Pisces, Serrasalmidae) em função do ciclo lunar e das estações do ano na lagoa de Extremoz, Rio Grande do Norte, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v25i2.2003
Resumo
Foram estudados aspectos da alimentação natural de 377 exemplares de Serrasalmus spilopleura (Kner, 1860), capturados na lagoa de Extremoz, (5º 42’76”S e 35º17’69”W), Estado do Rio Grande do Norte, Brasil, no período entre julho de 1998 e abril de 1999, associando-se o ciclo lunar às estações do ano. Foram utilizadas 5 redes de espera com malhas, variando de 2,0cm a 5,0cm entre nós opostos em 4 pontos, com despesca a cada cinco horas, horário (17h-22h). A espécie mostrou atividade alimentar durante todo o período de estudo, independentemente da estação do ano e fases da lua, havendo pequenas variações nos itens alimentares. Insetos aparecem como o principal item alimentar, caracterizando a espécie como carnívora com tendência a insetívora.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.