<b>Influência de fatores raciais e manejo nutricional na contagem de células somáticas e nos constituintes do leite de vacas holandesas e mestiças no Norte do Estado do Paraná, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v25i2.2016
Resumo
Foram analisados 474 rebanhos de bovinos leiteiros da região Norte do Paraná. Os rebanhos foram caracterizados quanto à produtividade média, ao grupo genético predominante, ao sistema de exploração e de ordenha utilizado. De cada propriedade foram colhidas mensalmente duas amostras compostas de leite, do tanque ou do latão, perfazendo um total de 21.957, para a determinação dos teores de gordura, de proteína e de contagem de células somáticas (CCS), no Laboratório de Análises Centralizadas do Programa de Análise de Rebanhos Leiteiros do Paraná. Com o objetivo de determinar a influência de fatores ambientais e raciais na CCS e constituintes do leite, bem como a influência da CCS sobre os teores de proteína e de gordura, os dados foram submetidos à análise de variância pelo método dos quadrados mínimos (proc glm), análise de regressão (proc reg) e análise de correlação (proc corr), no pacote estatístico SAS. Os efeitos estudados para a CCS mostraram-se altamente significativos (p < 0,0001), com exceção do sistema de ordenha (p < 0,05). Dos efeitos estudados para a proteína e para a gordura, a produção do rebanho não mostrou efeito significativo sobre o teor de proteína (p>0,05). O efeito da CCS sobre os teores de proteína e de gordura láctea foi estatisticamente relevante (p < 0,0001). Com o aumento da CCS, ocorreu diminuição no teor de proteína e aumento no teor de gordura, embora apenas 0,53% e 3,02% da variação desses sólidos, respectivamente, possam ser creditados à CCS.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





























