<b>Infecção e susceptibilidade de três espécies de peixe do rio Paraná, Presidente Epitácio, Estado de São Paulo, Brasil, a larvas de <em>Contracaecum</em> sp. (Nematoda: Anisakidae)</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v25i1.2096
Resumo
Estudou-se a infecção por Contracaecum sp. (Nematoda: Anisakidae) em tucunarés (Cichla ocellaris), corvinas (Plagioscion squamosissimus) e traíras (Hoplias malabaricus) provenientes do rio Paraná próximo à cidade de Presidente Epitácio, região ainda não estudada do Estado de São Paulo, Brasil. Os peixes foram capturados mensalmente pelo período de agosto de 2000 a agosto de 2001 para análise parasitológica. O período de outubro/2000 a junho/2001 foi o de maiores temperaturas (26,7oC a 28,8oC) e entre novembro/2000 e maio/2001 de maiores índices de pluviosidade (291,6mm). Observou-se prevalência de até 70% e intensidade média de até 9,5 parasitos em setembro/2000 em H. malabaricus. A prevalência, intensidade média e abundância média de Contracaecum sp. em H. malabaricus foram significativamente (p < 0,01) maiores do que as observadas em C. ocellaris e P. squamosissimus. Não houve diferença entre o parasitismo nesses dois últimos hospedeiros. Em H. malabaricus, as maiores prevalências (p < 0,05) ocorreram em outubro, novembro/2000 e junho, julho, agosto/2001. Observou-se correlação positiva do parasitismo com o peso dos peixes. Ficou comprovada a maior susceptibilidade de H. malabaricus a larvas de Contracaecum sp. na região estudada.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.