<b>Morfologia da megacariocitopoiese esplênica em coelhos da raça Nova Zelândia Branco, no final da gestação e pós-natal</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v25i1.2126
Resumo
Estudou-se a megacariocitopoiese esplênica em coelhos da raça Nova Zelândia Branco, na fase fetal e pós-natal. Coletou-se o baço no 28o dia fetal e no 4o, 8o, 12o, 28o, 56o e 84o dia pós-natal. As células megacariocíticas apresentaram, morfologicamente, citoplasma que se alternou de escasso à abundante, variando de levemente basófilo à acidófilo com núcleos grandes, avermelhados, irregulares e cromatina variável, alternando-se de frouxa a densa. O número de nucléolos visíveis variou na dependência do padrão cromatínico, e evidenciaram atividade e seqüência megacariocitopoiética por todo o período estudado, pela presença de células maduras no 28o dia de vida fetal e no 84o dia do período pós-natal. Individualizaram-se, seqüencialmente, por megacarioblasto, promegacariócito, megacariócito cariocinético, megacariócito e metamegacariócito. Concluiu-se que a megacariocitopoiese esplênica, em coelhos, produziu plaquetas pela presença do ambiente estimulador da hemocitopoiese ou, mais especificamente, do microambiente indutor da megacariocitopoiese e trombocitopoiese.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.