<b>Suplementação com sal mineral proteinado para bovinos de corte mantidos em pastagem de estrela roxa no final do verão</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v25i1.2145
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da suplementação protéica (189 gramas/animal/dia), em comparação ao sal mineral (76 gramas/animal/dia), sobre o desempenho de bovinos de corte, mantidos em pastagem de grama estrela roxa (Cynodon plectostachyrus Pilger), no final do verão (fevereiro a maio). Foram utilizados 60 novilhos, com peso inicial médio de 299kg e quatro piquetes de grama estrela roxa. Considerando os primeiros 28 dias (período de adaptação), na análise estatística (fevereiro a maio), não foi observada diferença no GMD dos animais. Por outro lado, desconsiderando-se esse período de adaptação (março a maio), a suplementação protéica resultou em maior GMD (0,43kg/dia), quando comparada à suplementação mineral (0,34kg/dia). A disponibilidade e qualidade da forragem foram semelhantes para os diferentes tratamentos, com valores médios de 5.344kg MS/ha, 649kg de FOL/ha, 4,6% de PB, 2,8% de PBD, 79,4% de FDN, 48,3% de FDA e 53,1% de DIVMS.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.