Características das colônias de abelhas africanizadas (<em>Apis mellifera</em> L.), coletadas de alojamentos naturais em Jaboticabal, Estado de São Paulo
Resumo
No presente experimento analisou-se as características de 70 enxames de abelhas africanizadas, Apis mellifera L. (Hymenoptera Apidae), coletados na natureza, durante 16 anos (1981 a 1996), em Jaboticabal, Estado de São Paulo e arredores. Durante a coleta foram feitas avaliações sobre o enxame quanto à: localização, posição (favos expostos ou em cavidades), presença de rainha, defensividade, áreas de cria e alimento e quantidade de abelhas presentes. Foi observada a posição dos favos em relação à entrada da colônia, classificando-os em perpendicular e paralelo. Observou-se que metade dos enxames (51,4%) foi coletada dentro do Câmpus da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal - Unesp, especialmente na área de reflorestamento e no horto. Apenas 18,6% dos enxames coletados estavam expostos ao ar livre, estando preferencialmente em galhos, e 81,4% estavam alojados no interior de cavidades. Foi observado que, nos alojados em cavidades, as abelhas preferiram instalar seus enxames sob telhados (30%), ocos de árvores (20%), dentro de cavidades de cimento (12,9%) e buracos no solo (10%). Observou-se que as abelhas não foram consideradas defensivas em 86,2% dos enxames coletados e que preferiram construir seus favos em posição perpendicular (70,4%) à entrada da colméia, em relação à posição paralela (29,6%). Em relação à quantidade de indivíduos, cria e alimento, observou-se que 54,7% dos 70 enxames tinham grande quantidade de abelhas, 43,9% tinham área de cria considerada média e 51,7% apresentaram pouco alimento estocado. A rainha foi observada em 56,4% dos enxames coletados.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.