<b>Efeito do extrato hidroalcoólico de própolis no desempenho e na composição leucocitária do sangue de girinos de rã-touro (<em>Rana catesbeiana</em>)</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v29i2.240
Resumo
Foi avaliado o efeito do extrato hidroalcoólico de própolis no desempenho e na composição leucocitária do sangue de girinos de rã-touro. Foram utilizados 1.400 girinos, distribuídos em vinte tanques experimentais com 70 litros de água, na densidade de um girino por litro. Diferentes concentrações de própolis (0,0; 0,2; 0,5; 1 e 1,5%) foram misturadas à ração comercial (45% Proteína Bruta). O arraçoamento foi realizado quatro vezes ao dia. No final do experimento, foi colhido sangue do vaso caudal de cinco girinos de cada repetição. A contagem diferencial de leucócitos foi realizada em extensões coradas pelo método de Rosenfeld (1947), em microscopia de luz. A sobrevivência, o consumo de ração, a conversão alimentar e o comprimento dos girinos não foram influenciados pelo extrato hidroalcoólico de própolis. O ganho de peso foi influenciado (p < 0,05), observando-se menor ganho de peso nos girinos que não receberam extrato hidroalcoólico de própolis. A metamorfose foi mais acelerada quando os mesmos receberam própolis. O grupo leucocitário influenciado pela própolis (p < 0,05) foram os monócitos, que nas doses de 0,2 e 0,5% apresentaram as maiores porcentagens, diferindo do grupo controle e da dose de 1,5%. Os linfócitos, basófilos, neutrófilos e eosinófilos não apresentaram diferença estatística entre os tratamentos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.