Diversificação intra-específica do pargo, <em>Lutjanus purpureus</em> Poey, no Norte e Nordeste do Brasil
Resumo
O pargo, Lutjanus purpureus Poey (Perciformes, Lutjanidae), é capturado em toda a costa Norte e Nordeste do Brasil, constituindo um dos principais recursos pesqueiros da região, sendo reconhecido como fonte de divisa importante para a economia. Este trabalho verifica a ocorrência de diversificação intra-específica do pargo no Norte e Nordeste do Brasil. Foi amostrado um total de 556 indivíduos entre os Estados do AP (319), PA (176) e MA (61). Na análise das proporções entre sexos, verificou-se que dos indivíduos amostrados, 43,71% eram machos e 56,29% fêmeas. Essa vantagem de fêmeas é estatisticamente significativa de acordo com o teste do χ2. Os resultados da ANOVA mostraram diferenças significativas das variáveis morfométricas em todas as subáreas. Para mostrar quais médias apresentavam contrastes significativos foi usado o teste de Tukey, que revelou que das 48 análises comparativas, 100% mostraram-se significativas. Cada subárea (AP, PA e MA) apresentou diferença significativa para cada uma das variáveis morfométricas testadas. Para estimar o grau de sobreposição, utilizou-se o método por comparação de médias para caracteres morfométricos. Do total de 112 análises, 46,43% apresentaram processo de diversificação intra-específica, sugerindo possíveis barreiras naturais e/ou isolamento geográfico. Informações dessa natureza são imprescindíveis para a correta formulação de uma política ambiental para o setor.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.