Descrição histológica da mucosa do abomaso de bezerros
Resumo
O experimento foi realizado na Universidade Federal de Viçosa, com 40 bezerros Holandês x Zebu (HZ), advindos do Centro Nacional de Pesquisa em Gado de Leite - Embrapa, em Coronel Pacheco, Estado de Minas Gerais. Objetivou-se avaliar o desempenho dos bezerros em dietas: com o leite e/ou o colostro fermentado, com adição ou não de óleo de soja, e aplicação ou não de Zeranol, estudando o sistema digestório. Os animais foram abatidos com 60 dias, e avaliadas as características histológicas do abomaso, em regiões distintas: região cárdica, fúndica e pilórica. Foram descritas a mucosa, a área de glândula, o epitélio, as células argirófilas, as células parietais e principais. O colostro fermentado proporcionou desempenhos semelhantes à dieta com leite, proporcionando maior desenvolvimento do estômago não-glandular. Nas medidas histológicas não foram observadas alterações quanto à dieta fornecida. O sucedâneo utilizado (colostro fermentado), quando comparado aos vários tratamentos, proporcionou relações semelhantes quanto à funcionalidade do abomaso.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.