Silagem de grãos úmidos de milho e de sorgo e níveis protéicos sobre desempenho e características da carcaça de novilhos superprecoces
Resumo
Foram avaliados grãos úmidos de milho e de sorgo ensilados sobre o desempenho, a carcaça e a qualidade da carne de bovinos em dietas com dois níveis protéicos (PB). Foram utilizados 64 novilhos, com peso médio de 293,5 kg. O delineamento foi feito com blocos casualizados com arranjo fatorial de tratamentos 2x2, sendo dois níveis protéicos (14 ou 17%) e dois grãos (milho ou sorgo), totalizando 4 tratamentos. As dietas continham grãos úmidos de milho ou grãos úmidos de sorgo ensilados, soja extrusada, milho triturado, uréia, feno de aveia (Avena sativa), suplemento mineral e monensina. Ao final de 162 dias, os animais foram abatidos, sendo avaliadas a carcaça e a qualidade da carne. Houve maior rendimento de carcaça para animais terminados com silagem de sorgo úmido (P < 0,05). Animais que receberam 17% de proteína e silagem de sorgo úmido apresentaram maior teor de extrato etéreo na carne (P=0,05). O sorgo úmido ensilado melhorou as características da carcaça e a qualidade da carne.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.