Eficiência do fosfato natural de Gafsa associado à calagem e gesso e sintomas nutricionais da alfafa, <em>Medicago sativa</em> L.
Resumo
A alfafa Medicago sativa L. (Poaceae), foi cultivada em vasos, utilizando Latossolo Vermelho-amarelo Álico. O objetivo do trabalho foi avaliar o índice de eficiência agronômico (IEA) do fosfato de Gafsa (FG) e do FG com gesso, aplicados antes e após a calagem em relação ao superfosfato triplo (ST), nas doses de 50, 100 e 200 mg P dm-3; e relacionar os nutrientes do solo com os tratamentos e com os sintomas nutricionais. Foram realizadas três semeaduras. O IEA foi baixo na primeira e alto na terceira semeadura; o teor de fósforo no solo apresentou-se maior com o FG comparado ao ST somente após o último corte; o momento de calagem não interferiu na concentração de fósforo no solo; a deficiência de fósforo causou crescimento reduzido e arroxeamento de hastes, enquanto que o excesso de manganês ocasionou amarelecimento e arroxeamento das bordas das folhas; a eficiência do FG aumentou com o tempo.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.