Fauna ciliada do rúmen de zebuínos e bubalinos em Pirassununga, São Paulo, Sudeste do Brasil
Resumo
O objetivo deste ensaio foi detectar os gêneros e espécies de ciliados ruminais em 4 zebuínos nelore e 4 bubalinos mediterrâneo, canulados e com peso médio de 530 kg. Os animais receberam feno de capim coast-cross (65%) e concentrado (20% de fubá de milho e 15% de farelo de algodão), e sal mineral no cocho, constituindo uma ração com 9,9% de PB, 88,8% de MS e 2,4 Mcal/kg de ED, que foi ofertada às 8 e 16 horas. Os zebuínos apresentaram maior concentração média total (p<0,05) de ciliados (83,68x104 ml-1) que os bubalinos (56,33x104 ml-1). Nestes observou-se um número total de 12 gêneros e 44 espécies, enquanto nos Nelore foram detectados 11 gêneros e 38 espécies. A prevalência das espécies de Entodinium sobre o total de ciliados foi de 73,77% para os zebuínos e 57,03% para os bubalinos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.