Fontes de fibra bruta em dietas de alevinos de tilápia-do-nilo (<em>Oreochromis niloticus</em>)
Resumo
O presente trabalho, realizado no Laboratório de Aquicultura DBI/UEM, avaliou o bagaço de cana (BC), bagaço de cana hidrolizado (BH), sabugo de milho (SM) e casca de arroz (CA) como fontes de fibra bruta em rações para alevinos de tilápia-do-nilo, durante 37 dias. Foram utilizados 240 alevinos de tilápia-do-nilo, com peso inicial de 0,60 0,01g, distribuídos em um delineamento em blocos casualizados com quatro tratamentos e seis repetições, sendo cada unidade experimental constituída por um tanque-rede com capacidade para 160L. O peso final dos animais alimentados com a ração contendo SM foi superior (p < 0,05) ao BC que não diferiu (p > 0,05) do BH e CA, para o comprimento final o SM foi superior (p < 0,05) ao BC e CA, e o BH não diferiu dos demais tratamentos (p > 0,05). Para a percentagem de ganho de peso o SM e o BH foram similares (p > 0,05) e superiores (p < 0,05) ao BC e CA. Para alevinos de tilápia-do-nilo revertidos sexualmente (var. tailandesa), o SM e o BH são melhores fontes de fibra em relação ao BC e CA.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.