Diferentes teores protéicos e de proteína de origem animal em dietas para o bagre africano, <em>Clarias gariepinus</em> (Burchell, 1822) na fase inicial
Resumo
Com o objetivo de estudar a utilização da fração protéica na fase inicial do crescimento do bagre africano, Clarias gariepinus (Burchell, 1822), foram utilizadas doze dietas contendo quatro níveis de proteína bruta (20, 26, 32 e 38%) e três proporções de proteína de origem animal: zero, um quarto e metade do teor protéico da dieta. Alevinos estocados em aquários de 100 litros de capacidade receberam ração à vontade duas vezes ao dia, durante duas fases experimentais com durações de 45 e 30 dias. O C. gariepinus mostrou-se exigente com relação à fração protéica da dieta, considerando-se que a elevação do teor protéico até o máximo, melhorou, efetivamente, os resultados de ganho de peso, consumo de ração, conversão alimentar, taxa de eficiência protéica e taxa de crescimento específico, quando foi utilizada a maior proporção de proteína de origem animal. A elevação da proporção de proteína de origem animal das dietas para 50% somente melhorou os valores de desempenho de produção quando o teor protéico era máximo, promovendo, por outro lado, maior heterogeneidade de crescimento, dominância e, na fase inicial de crescimento, aumento da mortalidade. Com base nos resultados deste estudo podemos concluir que o bagre africano mostrou-se exigente em relação à quantidade e à qualidade da proteína.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.