<b>Produção de massa seca e composição química de cinco cultivares de Cynodon</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v28i3.38
Resumo
O experimento foi conduzido na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, Jaboticabal, Estado de São Paulo. Os tratamentos consistiram na avaliação de 5 cultivares de Cynodon, em 11 idades de corte, para estudo da característica crescimento e 5 idades para a avaliação da composição química. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado em parcelas subdivididas, com 3 repetições, considerando-se, nas parcelas, as cultivares (C) e, nas subparcelas, as idades de corte (I). Foram avaliados a produção de massa seca (PMS), a relação folha/colmo, os teores de proteína bruta (PB), de fibra em detergente neutro (FDN) e de fibra em detergente ácido (FDA), nas folhas, nos colmos e na planta inteira. A PMS aumentou dos 14 aos 84 dias (P<0,01), não diferindo entre cultivares. A relação folha/colmo diferiu (P<0,01) entre C e diminuiu com o aumento da I, ocorrendo a interação C x I. De maneira geral, o teor de PB da planta inteira foi superior ao do colmo e inferior ao das folhas. Os teores de FDN e FDA da planta apresentaram valores similares em todos as cultivares. As cultivares de Cynodon foram melhores manejadas durante o período de 28 dias de crescimentoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.