Valor nutritivo e utilização do feno de <em>Desmodium ovalifolium</em> em substituição ao feno de alfafa para coelhos em crescimento
Resumo
Dois experimentos foram realizados com o objetivo de determinar o valor nutritivo e o desempenho de coelhos, em crescimento, alimentados com dietas contendo feno de desmódio (Desmodium ovalifolium). No ensaio de digestibilidade, foram utilizados 14 coelhos machos, da raça Nova Zelândia Branco, com 50 dias de idade, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado, com dois tratamentos e sete repetições. Foram utilizadas duas dietas, uma referência e uma teste na qual o feno de desmódio substituiu 25% da MS da dieta-referência. Os teores de matéria seca digestível, de proteína digestível e de energia digestível do feno de desmódio, com base na matéria seca total, foram, respectivamente, de 17,97%, 4,77% e 821kcal/kg. No experimento de desempenho, foram utilizados 72 coelhos da raça Nova Zelândia Branco, 36 machos e 36 fêmeas, no período de 40 a 90 dias de idade, distribuídos em um delineamento experimental inteiramente casualizado, com seis tratamentos, seis repetições e dois animais por unidade experimental. Os tratamentos consistiram de uma dieta-referência e outras cinco dietas onde o feno ou desmódio substituiu em 15%, 30%, 45%, 60% ou 75% o feno de alfafa, com base na fibra bruta. O consumo diário de ração e o ganho de peso no período de 40 a 90 e 70 a 90 dias de idade e a conversão alimentar no período de 70 a 90 dias, assim como o peso final aos 90 dias e o peso de carcaça foram melhores para os animais que receberam ração com desmódio. Excluindo a dieta-testemunha, a análise de regressão em função dos níveis de substituição do feno de alfafa, com base na fibra bruta, mostrou que o desempenho e as características de carcaça dos coelhos foram semelhantes durante o período experimental. Os resultados demonstraram que o feno de desmódio, nos níveis de inclusão estudados, substituiu eficientemente o feno de alfafa nas rações de coelhos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





























