<b>Características reprodutivas e peso corporal em coelhas: efeito da idade à primeira apresentação ao macho e do intervalo de reacasalamento</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v25i1.494
Resumo
O objetivo deste trabalho foi investigar o efeito da idade à primeira apresentação ao macho e de sua interação com a duração do primeiro intervalo de reacasalamento sobre características reprodutivas, desempenho de ninhadas e peso corporal em coelhas nos dois primeiros ciclos reprodutivos. Utilizaram-se 75 coelhas nulíparas, aleatoriamente distribuídas em quatro grupos experimentais, que combinaram duas idades à primeira apresentação (22 ou 34 semanas) e dois intervalos de reacasalamento (10 ou 24 dias). As coelhas expostas ao macho às 22 semanas apresentaram menor peso à concepção e aos 7, 21 e 35 dias após o primeiro parto, mas a idade à primeira apresentação não influenciou o número de serviços/concepção no primeiro ciclo. Não houve efeito da idade à primeira exposição sobre o desempenho da primeira ninhada e não se detectou efeito da interação idade à primeira apresentação x duração do intervalo de reacasalamento sobre quaisquer características no segundo ciclo reprodutivo. As coelhas mais jovens, no entanto à primeira apresentação ainda estavam mais leves à segunda concepção e aos 7, 21 e 35 dias pós-parto. Elas necessitaram de maior número de serviços para a segunda concepção, tiveram o intervalo de partos mais longo e apresentaram ninhadas menores e mais leves à desmama. O reacasalamento 10 dias pós-parto resultou, conforme esperado, em intervalo de partos mais curto e também em menor peso corporal no sétimo dia após o segundo parto, porém, não influenciou as demais características. Pode-se recomendar o adiamento da primeira apresentação ao macho para melhorar o desempenho reprodutivo e da ninhada no segundo ciclo reprodutivo, contudo, o intervalo de reacasalamento deve ser mantido em 10 dias, independentemente da idade à primeira apresentação.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.