<b>Ocorrência e coleta de colônias e de enxames de abelhas africanizadas na zona urbana de Maringá, Estado do Paraná, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v28i3.53
Resumo
Nos últimos anos, um grande número de enxames de abelhas africanizadas migrou para a zona urbana de Maringá, Estado do Paraná, Brasil, o que vem causando uma grande preocupação nos moradores, principalmente para aqueles que moram em casas com crianças, idosos e/ou com pessoas alérgicas. O objetivo deste trabalho foi registrar e retirar as colônias e os enxames que foram comunicados ao Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá, nos anos de 1997 a 1999, a fim de evitar eventuais problemas causados pelas abelhas (Apis mellifera) à comunidade e utilizá-los para fins de pesquisa e de ensino. Foram registradas 283 ocorrências, sendo 226 (79,9%) colônias e 57 (20,1%) enxames. Destas, foram coletadas 191 (67,5%), sendo 169 (88,5%) colônias e 22 (11,5%) enxames. As colônias e os enxames estavam alojados, em sua maioria, em telhados (123; 43,5%), em caixas (64; 22,6%), em assoalhos (59; 20,8%) e em árvores (37; 13,1%).Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.