<b>Linearização de curvas de titulação para determinação da capacidade tamponante da fibra de alimentos em ampla faixa de pH</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v32i1.5384
Resumo
Foi avaliado o método de linearização de curvas de titulação para determinação da capacidade tamponante (CT) da fibra em detergente neutro (FDN) de 13 alimentos. Foram utilizados dados individuais de dois experimentos, incluindo amostras de aveia branca, aveia preta, azevém, trevo branco e trevo vermelho (ensaio 1), além de amostras de milho, farelo de soja, palha de trigo e cinco misturas destes alimentos (ensaio 2). As titulações foram realizadas do pH inicial até o pH 2,0. A acidez titulável (AT) foi medida como a quantidade de HCl necessária (mEq H+ g-1 de FDN) para redução do pH inicial da solução até o pH 4,0; 3,0 e 2,0, e a medida taxa linear de tamponamento (TLT) foi obtida como inverso da inclinação da regressão linear entre a medida linearizada do pH, calculada como EXP (1 pH-1), e a adição acumulada de HCl em cada intervalo. A transformação resultou em ajuste satisfatório à regressão linear para todos os materiais estudados, com r2 maior que 0,85 e erro-padrão residual menor que 0,059. Houve correlação positiva entre a AT e a TLT medidas nas diferentes faixas de pH. Diferentemente da AT, o método TLT permite obtenção da CT como taxa linear única, válida em qualquer intervalo de pH de 8,0 ao 2,0.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.