<b>Estudo do polimorfismo genético da α<sub>S1</sub>-caseína em cabras, no Estado de Pernambuco, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v29i3.551
Resumo
O Estado de Pernambuco tem uma vocação pecuária, especialmente, para a exploração de caprinos. Dentre as proteínas, chamadas de caseínas, a αS1-caseína foi a primeira proteína comprovada com base no polimorfismo genético. Objetivando realizar a genotipagem de cabras criadas no sertão, agreste e zona da mata do Estado de Pernambuco, por meio da técnica de PCR-RFLP, estudou-se o polimorfismo do gene da αS1-caseína. Utilizaram-se 60 animais, divididos em três grupos de 20 animais, das raças Moxotó, Alpina Americana e SRD (Sem Raça Definida). A extração do DNA foi realizada com a utilização do protocolo fenol-clorofórmio, e o gene da αS1-caseína foi amplificado por meio da PCR (reação da polimerase em cadeia). Em seguida, foi utilizada a enzima de restrição XmnI para obter a freqüência alélica das raças estudadas. Encontrou-se, nos caprinos, os alelos da αS1-caseína B e D que foram predominantes para a raça nativa Moxotó e animais SRD (100%), e os alelos C e D, para a raça Alpina Americana (100%), concluindo-se que existem variações genéticas para o gene da αS1-caseína do leite das raças caprinas estudadas, embora se evidencie a proximidade genética entre a Moxotó e SRD.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.