<b>Efeito de diferentes níveis de inclusão de farelo de arroz em dietas suplementadas com fitase para frangos de corte</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v29i3.554
Resumo
O experimento foi realizado com o objetivo de avaliar o desempenho zootécnico, rendimento de carcaça e a deposição de fósforo e cinzas na tíbia de frangos de corte submetidos a dietas contendo quantidades crescentes de farelo de arroz integral (FAI), suplementados com fitase. Foram utilizados 600 frangos de corte, machos, da linhagem Ross, alojados em boxes de acordo com um delineamento inteiramente casualizado, nos seguintes tratamentos: T1-ração referência (milho e farelo de soja); T2-ração referência com 750 FTU g-1; T3-ração com 3,5% de FAI com 750 FTU g-1; T4-ração com 7,5% de FAI com 750 FTU g-1; T5-ração com 10,5% FAI com 750 FTU g-1 e T6-ração com 14% FAI com 750 FTU g-1. A inclusão de fitase, com a utilização de FAI até o nível de 14% e redução do fósforo inorgânico na formulação da ração, não afetou o desempenho zootécnico e características de carcaça dos frangos de corte, porém reduziu a deposição de fósforo e cinzas na tíbia dos ossos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.