<b>Sistema laboratorial de fracionamento de carboidratos de energéticos</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v28i2.652
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar um sistema laboratorial de fracionamento para carboidratos para identificar e quantificar as frações que compõem esse nutriente em grãos e subprodutos. Foram determinadas as frações: açúcares simples (AS) pelo método colorimétrico fenol-sulfúrico; amido disponível (AD) e amido resistente (AR) por digestões enzimáticas; fibra total (FT) pelo método enzímico-gravimétrico; fibra em detergente neutro (FDN) e fibra solúvel (FS), estimada pela diferença FT-FDN dos grãos de milho e sorgo, polpa de citrus, farelo de trigo, triguilho e farelo de arroz integral. Os coeficientes de variação para as frações AS, AD, AR, FT e FDN variaram de 4,81 a 19,17%; 4,58 a 15,03%; 2,42 a 9,91%; 1,23 a 8,23% e 1,16 a 8,42%, respectivamente, caracterizando uma boa repetibilidade das técnicas adotadas. O fracionamento identificou os principais grupos de carboidratos que compõem os alimentos e pode servir de referência para trabalhos futuros.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.