<strong>Composição química e valores de energia metabolizável de subprodutos agroindustriais determinados com diferentes aves</strong> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v30i3.679
Resumo
Este experimento foi conduzido com o objetivo de determinar a composição química e os valores de energia metabolizável aparente (EMA) e aparente corrigida pelo balanço de nitrogênio (EMAn) do farelo da castanha de caju (FCC), do farelo de coco (FC) e de dois tipos de levedura da cana-de-açúcar (LEV1 e LEV2) para pintos, galos e codornas japonesas. Três ensaios de metabolismo foram realizados utilizando a metodologia de coleta total de excretas. Os tratamentos consistiram em uma ração-referência e quatro rações-teste (40% do subproduto e 60% da ração-referência). Para todos os alimentos avaliados, os valores de EMA e EMAn determinados com codornas e galos foram superiores aos determinados com pintos. Para o FC e LEV2, os valores de EMA e EMAn obtidos com codornas foram inferiores aos obtidos com galos; entretanto, para o FCC, obtiveram-se maiores valores de EMA e EMAn com codornas. Independentemente do tipo de ave, os valores de EM determinados para a LEV1 foram superiores aos da LEV2.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.