<b>Sincronização do estro e da ovulação utilizando protocolos de curta duração durante a pré-estação reprodutiva em ovelhas Suffolk</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v31i4.6938
Resumo
Este trabalho foi realizado com o objetivo de estudar a eficácia do protocolo de curta duração de sincronização do estro. As ovelhas foram divididas em quatro grupos: Grupo Controle (esponjas de MAP por 12 dias, e eCG na retirada); Os Grupos I, II e III permaneceram com a esponja por quatro dias e na retirada foi aplicado 100 µg de PGF e adicionalmente: no Grupo I (0,1 mg de Benzoato de estradiol - BE na colocação da esponja e 48h após a retirada 50 µg de GnRH); Grupo II (35 mg de progesterona injetável e 0,1 mg de BE na colocação da esponja e na retirada 400 UI de eCG e 50 µg de GnRH 48h após); Grupo III (35 mg de progesterona injetável e 0,2 mg de BE na colocação da esponja e na retirada 400 UI de eCG e 50 µg de GnRH 56h após). Foram feitos exames de ultrassom, dosagens de progesterona, e observações do início do estro e da ovulação. A falta do eCG no Grupo I fez com que esse protocolo fosse menos eficaz na indução e sincronização do estro e ovulação. O Grupo Controle teve maior sincronia do estro e da ovulação.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.