<b>Diatomáceas epilíticas do rio Itajaí-Mirim, Santa Catarina, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v27i4.1276
Resumo
São apresentados os resultados da análise taxonômica das diatomáceas epilíticas no rio Itajaí-Mirim, Estado de Santa Catarina, com base em amostragens realizadas na estação de primavera (setembro de 2003). Foram identificadas 22 espécies pertencentes a 18 gêneros e 13 famílias. Dentre estes, Gomphonema affine, Hipodonta hungarica, Navicula capitatoradiata, Pleurosira laevis var. laevis, Surirella angusta e Tryblionella levidensis são citações novas para o Estado de Santa Catarina. Houve variação na composição específica da comunidade de diatomáceas nos diferentes trechos do rio para este período, observando-se espécies distribuídas em todos os segmentos amostrados, e outras restritas a trechos mais preservados do sistema lóticoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.