<b>Efeito inibitório do extrato hexânico dos folíolos de <em>Caesalpinia spinosa</em> em <em>Fusarium solani</em> e <em>Phoma tarda</em></b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v27i2.1329
Resumo
Extrato hexânico foi obtido dos folíolos do falso pau-brasil (Caesalpinia spinosa) e incorporado em BDA (batata-dextrose-ágar), obtendo-se as concentrações de 2204 mg L-1, 4460 mg L-1, 6370 mg L-1, 7644 mg L-1 e 16179 mg L-1. Foi avaliado o crescimento micelial de Fusarium solani e Phoma tarda. Os resultados mostraram o efeito inibitório do extrato em porcentagens variáveis de 3,95% a 32,20% para P. tarda e de 7,29% a 33,83% para F. solani, conforme as doses crescentes do extrato, cuja fungitoxidade evidencia seu potencial alternativo aos métodos físicos e químicos de controle da fusariose em vários cultivos e mancha de Phoma no cafeeiroDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.