<b>Efeito antimutagênico do látex de <em>Euphorbia tirucalli</em> no sistema metionina em <em>Aspergillus nidulans</em></b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v26i4.1531
Resumo
Muitas plantas medicinais têm sido analisadas quanto a seus potenciais antitumoral e antimutagênico. Aveloz, uma planta do gênero Euphorbia (Euphorbiaceae), tem sido utilizada popularmente na América do Sul no tratamento de úlceras, cânceres, tumores, verrugas e outras doenças. No entanto, algumas pesquisas demonstraram efeitos contrários a estes descritos. Devido a estes resultados contraditórios, o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial antimutagênico da Euphorbia tirucalli utilizando o sistema metionina em Aspergillus nidulans. Duas concentrações do látex - 0,1% e 0,2% (v/v) - foram usadas no tratamento por 24 horas de conídios dormentes obtidos de colônias de cinco dias. Os resultados indicaram que o látex da Euphorbia tem potencial antimutagênico, pois tanto a concentração de 0,1% quanto a de 0,2% (v/v) do látex resultaram em freqüência de mutação significativamente menor que a freqüência de mutação espontânea, obtida para o controle nestes experimentosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.


1.png)



3.png)











