<b>Insetos em experimentos de ecologia de populações: um exemplo de abordagem didática</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v26i3.1541
Resumo
Os insetos têm um grande potencial para o uso no ensino de ecologia. Em estudos de ecologia de populações, estimativas das taxas de dispersão são essenciais. Essas taxas, difíceis de se obter na natureza, poderiam ser estimadas experimentalmente. Neste trabalho realizamos um experimento sobre a capacidade de dispersão de Sitophilus oryzae, ressaltando seu potencial para a realização de experimentos didáticos. O experimento continha 16 pares de copos com milho, ligados por canudos em quatro distâncias. Em cada par, um deles recebeu a população inicial de 35 indivíduos. Após uma semana, contamos o número de indivíduos em cada copo, repetindo o experimento outras duas vezes. Nossos resultados indicam que a quantidade de indivíduos diminui com o aumento da distância. Este resultado é interessante, já que a espécie é uma praga em cereais armazenados. O experimento mostrou que S. oryzae pode ser usado em experimentos de ecologia, com fins didáticos ou científicosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.