<b>Crescimento do niquim (<em>Lophiosilurus alexandri</em> Steindachner 1876), em diferentes condições de luminosidade e tipos de alimento</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v28i4.160
Resumo
O niquim Lophiosilurus alexandri é um peixe endêmico do rio São Francisco e foi prejudicado após o represamento das águas, sendo uns dos peixes mais valorizados na região do Submédio e apresentando potencial para a piscicultura. O trabalho teve por objetivo avaliar o seu crescimento durante as fases ontogênicas iniciais, em diferentes condições de luminosidade e tipos de alimento, fornecendo subsídios técnicos à piscicultura e aos programas de propagação da espécie. O experimento foi realizado em incubadoras com luminosidades de 100% (L), 50% (ML) e 0% (SL) com quatro repetições e dois critérios alimentares: plâncton+ração e Dendrocephalus brasiliensis+ração. A Análise de Variância (Anova) foi realizada para verificar o efeito de diferentes condições de luz e de alimento sobre o comprimento dos niquins. O teste de Tukey (P<0,05) foi utilizado para verificar as diferenças entre as médias dos tratamentos. Houve diferença significativa para o tratamento luz (ANOVALUZ: P=0,0030) e o teste de Tukey indicou o menor comprimento médio para o tratamento L. A maior média da última biometria foi 74,70±5,95 mm superior aos 25 mm obtidos em trabalho que não obedeceu ao critério de luminosidade. Conclui-se que utilizando ração para carnívoros o crescimento do niquim foi influenciado apenas pela luminosidade.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.