<b>Carga parasitária de <em>Rondonia rondoni</em>, Travassos, 1920 (Nematoda, Atrictidae) e fator de condição do armado, <em>Pterodoras granulosus</em>, Valenciennes, 1833 (Pisces, Doradidae)</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v26i2.1613
Resumo
Objetiva-se avaliar o efeito da carga parasitária de Rondonia rondoni sobre o fator de condição de armados, Pterodoras granulosus. Foram necropsiados 51 espécimes de armados, coletados no rio Paraná (Porto Rico/Paraná). Para as análises, utilizaram-se os testes de “t”, de Student, para determinar se o comprimento dos hospedeiros machos e fêmeas eram semelhantes; “U”, de Mann-Whitney, para determinar o efeito do sexo do hospedeiro na intensidade de infecção da espécie de parasito; “G” Log-likelihood, para determinar o efeito do sexo do hospedeiro na prevalência do parasito; coeficiente de correlação (CC) “r”, para determinar a correlação entre o comprimento do hospedeiro e a prevalência de infecção; CC por postos de Spearman “rs”, para determinar as possíveis correlações entre a intensidade de infecção e a diversidade parasitária com o comprimento do hospedeiro e para verificar a correlação entre a intensidade parasitária e o fator de condição (K). Os resultados permitiram concluir que, apesar das variações no comprimento entre machos e fêmeas, o sexo não influencia na intensidade e na prevalência de infecção. Porém a intensidade de parasitismo e a prevalência aumentaram com o incremento do comprimento do hospedeiro, e a intensidade parece não afetar o fator de condição de armado, o qual parece estar em equilíbrio com esse parasita nesse ambienteDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.