<b>Determinação de descritores foliares para a identificação micro-histológica de espécies forrageiras</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v25i2.2032
Resumo
Esse trabalho teve por objetivo identificar descritores epidérmicos foliares para a discriminação micro-histológica de espécies forrageiras. As espécies avaliadas Lolium multiflorum Lam., Trifolium repens L. Paspalum urvillei Steud., Echinochloa crusgalli (L.) Beauv. var. crusgalli, E. crusgalli (L.) Beauv. var. cruspavonis, E. colona (L.) Link., tratadas como Echinichloa spp., e Setaria geniculata (Lam.) Beauv., foram coletadas em uma pastagem cultivada localizada no Campus da Universidade Federal de Santa Maria (RS-Brasil). A eficiência do avaliador foi testada através da identificação de cinco misturas de composição conhecida pelo teste de χ2. O grau de similaridade entre a composição real e estimada das misturas foi calculado pelo Índice de Similaridade de Kulcynski. Os principais descritores identificados, padrão estomático e dos corpos silicosos, presença de papilas e cristais e tamanho de células intercostais, foram considerados instrumentos eficientes na identificação botânica de misturas, pela técnica micro-histológicaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.