<b>Estudo comparativo da composição do zooplâncton de dois ecossistemas lacustres da Amazônia Sul-Ocidental</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v25i2.2042
Resumo
A comunidade zooplanctônica de dois ecossistemas lacustres localizados na Amazônia Sul-Ocidental (Lago Amapá e Lago Pirapora) foi estudada, com base em amostras coletadas, durante 11 meses. O objetivo geral do presente trabalho foi contribuir com o conhecimento da fauna do zooplâncton na Amazônia Sul-Ocidental, estudando particularmente a ocorrência de certas espécies nos tributários do Rio Acre. Foi registrado o total de taxas: 38 rotíferos, 6 cladóceros e 7 copépodos. O índice de Jaccard, para comparar a similaridade entre os dois lagos, foi 0,6964. Brachionidae foi a família com o maior número de espécies. O índice de constância definiu as espécies Keratella cochlearis, Filinia cf. terminalis, Filinia opoliensis, Hexarthra intermedia braziliensis, Ceriodaphnia cornuta, Moina minuta, Diaphanosoma spinulosum, e ainda as formas imaturas (náuplios e copepoditos) como constantes nos lagos estudados. Observou-se o maior número de espécies ocupando o meio da coluna da água, durante o período da manhã e noiteDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.